Operação Oitentão
Receita Federal apreende R$3 milhões em calçados falsificados em Maceió
Produtos foram retirados de cinco estabelecimentos comerciais do Centro
A Receita Federal realizou, em Maceió, deflagrou nesta quarta-feira, 30, uma operação de combate ao contrabando de tênis falsificados. A ação de fiscalização, chamada de Operação Oitentão, teve como alvo cinco estabelecimentos comerciais no Centro. Ao todo, foram apreendidos diversos volumes em mercadorias, totalizando cerca de R$ 3 milhões.
Muitos dos calçados falsificados apreendidos podem ter origem em resíduos descartados no exterior — incluindo lixo comum e até mesmo lixo hospitalar —, o que representa riscos significativos à saúde e segurança dos consumidores, segundo a Receita.
O combate à entrada ilegal de mercadorias no país, especialmente aquelas que não recolhem os tributos devidos, visa proteger o mercado formal, promovendo a concorrência leal e valorizando os lojistas que atuam dentro da legalidade, pagando seus impostos e respeitando os direitos trabalhistas.
A importação e comercialização de produtos falsificados e piratas não são práticas inofensivas. Esse tipo de crime fomenta o trabalho análogo à escravidão no Brasil e no exterior, além de estar frequentemente ligado ao financiamento de organizações criminosas e outras atividades ilícitas.
Para evitar a compra de calçados falsificados, o consumidor pode adotar algumas medidas, como: verificar a qualidade dos materiais, examinar o acabamento e os detalhes; comparar o número de série e as etiquetas, checar a embalagem e os acessórios e pesquisar o preço e a procedência.