VIOLÊNCIA
Polícia investiga possível agressão contra idoso com alzheimer em Maceió
Policiais identidicaram violência física e psicológica, mas nenhuma evidência de abuso sexual
A Polícia Civil de Alagoas abriu inquérito para apurar uma possível agressão contra um homem de 79 anos com Alzheimer. O caso veio à tona após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, em que o idoso aparece sendo empurrado por uma mulher, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió.
A investigação foi iniciada nesta quarta-feira, 30, por meio do Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), após o recebimento de denúncias via Disque 181 e da repercussão das imagens.
Equipes da Polícia Militar, junto com a Base Comunitária do Osman Loureiro, fizeram uma visita à residência do idoso. Ele mora com a esposa, que também atua como cuidadora. No local, os policiais constataram indícios de violência física e psicológica, mas nenhuma evidência de abuso sexual ou negligência. A casa estava sem abastecimento de água por falta de pagamento, e a cuidadora relatou que o cartão do benefício estava com o genro.
Segundo a delegada Rebecca Cordeiro, titular da Delegacia de Vulneráveis, o vídeo não era recente e, por isso, não houve flagrante. A mulher filmada negou os maus-tratos e afirmou que o episódio foi pontual. A delegada destacou ainda que o idoso é apegado à cuidadora e que uma mudança de rotina poderia agravar seu estado de saúde. Por esse motivo, a possibilidade de acolhimento em abrigo foi descartada neste momento.
O caso foi encaminhado ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e continuará sendo acompanhado pelos órgãos de proteção.