Desmobilização

Defensoria esvazia Núcleo de Proteção que atuava contra a Braskem

Defensores são afastados dos cargos e atividades do órgão esvaziado pode sofrer descontinuidade
Por Tamara Albuquerque 05/08/2025 - 15:42
A- A+
EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO
Defensor público Ricardo Melro foi afastado da coordenação do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria
Defensor público Ricardo Melro foi afastado da coordenação do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria

O Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública de Alagoas vai perder três dos seus integrantes mais atuantes a partir do próximo dia 21 de agosto. Nesta segunda-feira, 4, o defensor Público-Geral, Fabrício Leão Souto, exonerou do cargo de coordenador o defensor Ricardo Antunes Melro e afastou do órgão os defensores Lucas Monteiro Valença, Marcelo Barbosa Arantes e Daniel Coêlho Alcoforado.

As portarias foram publicadas no Diário Oficial no mesmo dia em que o Núcleo anunciou a audiência pública para apresentação de um relatório técnico-científico inédito sobre a subsidência provocada pela mineração da Braskem e que destruiu cinco bairros em Maceió. A audiência acontecerá na próxima sexta-feira,8, no Cesmac, às 10 horas, e está aberta à população em geral.

O Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria tem tomado à frente da defesa de moradores, vítimas da Braskem, que ainda não tiveram reconhecido o direito à realocação da área onde vivem e nem ao pagamento de indenização. É o caso dos moradores dos Flexais e da Rua Marques de Abrantes. Através dos defensores do Núcleo, essa fatia da população tem conseguido visibilidade para as queixas e reivindicações por danos nos imóveis e danos morais. 

A revogação das portarias com nomeação dos defensores citados acima foi recebida com estranheza na Defensoria, especialmente por não ter havido discussão a respeito de mudanças. Com as saídas dos defensores, o Núcleo de Proteção Coletiva fica esvaziado. Não há certeza se as atividades do Núcleo terão continuidade.

O órgão ficou conhecido por sua atuação firme em áreas como meio ambiente, saúde e habitação e vinha liderando as ações institucionais sobre o desastre da Braskem — e, não raramente, enfrentando pressões e desconfortos políticos. Até este momento não há explicação sobre qual a motivação para desmobilizar a equipe.


Encontrou algum erro? Entre em contato