FRAUDE
Sefaz apreende bebidas alcoólicas sem nota fiscal durante show em Arapiraca
Valor chegou a R$ 1 milhão; irregularidade foi detectada pelo sistema de trânsito
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apreendeu bebidas alcoólicas sem nota fiscal durante um show privado em Arapiraca, no Agreste de Alagoas. A liberação da mercadoria ocorreu após o pagamento do imposto devido, no valor de R$ 272 mil.
A irregularidade foi identificada pelo sistema de trânsito que monitora cargas em tempo real no estado. A nota fiscal apresentada estava emitida por uma empresa de eventos e produções de Alagoas e destinada a uma loja de tintas em Pernambuco, situação que motivou a fiscalização.
Segundo a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, a operação, realizada no dia 8 de agosto, contou com acompanhamento desde a detecção da movimentação.
“Hoje contamos com um sistema que permite monitorar, em tempo real, cargas que entram e circulam em Alagoas. Quando surge uma movimentação suspeita, nossos auditores acompanham a mercadoria e direcionam a abordagem até o local de destino. É uma forma de proteger os contribuintes que cumprem a lei e combater a concorrência desleal”, afirmou.
A ação foi realizada por setores da Receita Estadual, com início na Gerência de Pesquisa e Investigação (Gepi), responsável pela identificação e monitoramento, e execução pela Chefia de Operações Estratégicas (COE), com acompanhamento da gerência e da Superintendência da Fiscalização.