POlítica
Retotalização de votos garante mandato a 4 novos vereadores em Japaratinga
Candidatos assumem vagas após cassação do mandato de eleitos do MDB por fraude na cota de gênero
A Justiça Eleitoral de Alagoas cassou os mandatos de quatro vereadores do MDB no município de Japaratinga, litoral Norte do estado, que tiveram os diplomas anulados em função de fraude comprovada na cota de gênero nas Eleições de 2024. Nesta terça-feira, 12, o juiz eleitoral substituto da 14ª Zona, Edmilson Machado de Almeida Neto divulgou a retotalização dos votos na cidade, que indicou os novos vereadores para a Câmara municipal.
Foram cassados os diplomas dos vereadores Severino Luiz dos Santos Neto, Rayabe Tavares, Meykson Thiago Trindade Santos e Joselia Belo Buarque, todos do MDB. Eles serão substituídos pelos candidatos Roosevelt Kenned Franco Rodrigues (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto (Republicanos), Fábio Benedito da Silva (PSB) e José Roberto dos Santos (PSDB).
Além dos quatro vereadores cassados, a Justiça Eleitoral considerou inelegível a candidatura de Carla Lins. A cerimônia de retotalização ocorreu na manhã desta terça-feira, 12, garantindo a atualização dos resultados oficiais da eleição.
O primeiro turno das eleições 2024 em Japaratinga levou 8.002 eleitores às urnas, ou 82,22% do eleitorado. O número de abstenção foi 1.068 eleitores ou 11,78% do total de votantes aptos.
Esta semana, a Justiça Eleitoral da 53ª Zona, em Joaquim Gomes, também cassou os mandatos dos vereadores Cícero Companheiro, Neto Rural e Nildo da Ponte, eleitos pela Federação PSDB/Cidadania nas eleições de 2024. A decisão apontou fraude no cumprimento da cota mínima de 30% para candidaturas femininas, prevista na legislação eleitoral.