Boletim Fiocruz

InfoGripe: Maceió está em alerta por casos da Síndrome Respiratória Grave

Relatório da 32 SE, em agosto, também mostra aumento de casos em idosos
Por Tamara Albuquerque 18/08/2025 - 13:28
A- A+
Carla Cleto / Ascom Sesau
Vacina contra a gripe é capaz de evitar 70% dos casos graves
Vacina contra a gripe é capaz de evitar 70% dos casos graves

O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz, relativo a semana epidemiológica 32 (de 3 a 9 de agosto) indica que Maceió voltou a apresentar alto nível de atividade de Síndrome Respiratória Grave (SRAG), entrando em estado de alerta considerando os números de notificações nas duas últimas semanas.

Além de Maceió, a situação é a mesma em Cuiabá (MT);João Pessoa (PB);Manaus (AM);Natal (RN);Salvador (BA);São Luís (MA).

A SRAG, de acordo com o boletim, tem aumentado entre crianças na região Nordeste e no Amazonas. Os estados nordestinos que apresentaram alta foram Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. O crescimento ocorre nas crianças e adolescentes de até 14 anos, causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, na população infantil de até 2 anos, e pelo rinovírus na faixa etária de 2 a 14 anos.

A análise é referente ao período de 3 a 9 de agosto e o documento informa que na Bahia e na Paraíba o crescimento está associado ao rinovírus. Já um leve aumento de SRAG foi observado nas crianças de até 2 anos no Amazonas, Bahia e Paraíba relacionados ao VSR e rinovírus. Na Paraíba também há um sinal de aumento dos casos de SRAG entre os idosos, associado à Covid-19.

Dentre essas capitais, observa-se um aumento dos casos de SRAG nos idosos em João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA) e São Luís (MA). Em Maceió e Manaus, também há um aumento de SRAG nas crianças pequenas. Em Salvador e São Luís observa-se também um crescimento dos casos graves na faixa etária de 15 a 49, e em Salvador, nas crianças e adolescentes de até 14 anos. Em Natal (RN) o sinal de crescimento dos casos de SRAG possui um padrão característico de oscilação.


Encontrou algum erro? Entre em contato