POLÍTICA

TRE-AL mantém punição de Severino Pessoa por coagir servidores em Arapiraca

Ex-deputado pode recorrer ao TSE para tentar reverter a decisão
Por Redação 18/08/2025 - 18:52
A- A+
Divulgação
O deputado federal Severino PeSeverino Pessoa teve recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas
O deputado federal Severino PeSeverino Pessoa teve recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu, em sessão realizada nesta segunda-feira, 18 de agosto, manter a condenação do ex-deputado federal Severino Pessoa (Republicanos) por coação eleitoral durante as eleições municipais de 2020, em Arapiraca. Com a manutenção da condenação, o ex-deputado permanece punido, mas poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão.

De acordo com a decisão, o ex-parlamentar pressionou servidores comissionados da Prefeitura de Arapiraca — onde sua esposa, Fabiana Pessoa, era prefeita à época — a participar de atos políticos e apoiar candidatos ligados ao grupo familiar.

Os desembargadores negaram por unanimidade o recurso criminal da defesa, que buscava reverter a sentença de primeiro grau. A Corte entendeu que os áudios e provas reunidos demonstram “claramente” a prática de coação eleitoral e abuso de poder político.

Severino Pessoa foi condenado à pena de 1 ano de reclusão e 10 dias-multa, substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento de prestação pecuniária, além da proibição de manter contato com testemunhas do processo.


Encontrou algum erro? Entre em contato