levantamento
Alagoas avança no Índice de Inovação dos Estados 2025
Estado sobe posições em capital humano e infraestrutura
Alagoas registrou avanços no Índice de Inovação dos Estados 2025, estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa avalia 27 unidades federativas brasileiras em 12 indicadores que incluem capital humano, produção científica, empreendedorismo e sustentabilidade ambiental.
O levantamento, que chega à sétima edição, apontou crescimento da região Nordeste no ranking nacional, agora em terceiro lugar, superando o Centro-Oeste e o Norte. Entre os destaques alagoanos, estão os avanços de cinco posições no indicador de Capital Humano – Pós-graduação e 11 posições em infraestrutura, colocando o estado na 9ª posição nacional nessa dimensão.
O estudo também confirma a liderança de São Paulo pelo quinto ano consecutivo, seguida por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Nordeste, impulsionado por políticas de sustentabilidade ambiental e geração de energia renovável, mostra potencial de crescimento mesmo diante de desafios estruturais.
Segundo Jefferson Gomes, diretor de desenvolvimento industrial, tecnologia e inovação da CNI, “o avanço de estados como Alagoas demonstra que investimentos consistentes em educação e infraestrutura podem alavancar a inovação regional”.
O Índice avalia duas dimensões principais: Capacidades — que considera recursos, investimento público em ciência e tecnologia, infraestrutura e instituições — e Resultados — que mede impactos efetivos, como produção científica, propriedade intelectual, empreendedorismo e sustentabilidade ambiental.