MACEIÓ
Após denúncia de racismo, bar afasta funcionário e pede desculpas
Vítimas foram cercadas, acusadas sem provas e pressionadas a abrir bolsa para mostrar pertences
O Bombar, bar localizado no bairro do Prado, em Maceió, divulgou nesta quinta-feira, 4, uma nota de esclarecimento após a repercussão de uma denúncia de racismo ocorrida no estabelecimento. No comunicado, a direção classificou o episódio como “lamentável”, pediu desculpas ao casal envolvido e informou que o funcionário citado foi afastado de suas funções enquanto o caso é apurado internamente.
Segundo a nota, o bar repudia qualquer tipo de discriminação e reforçou que, em mais de 11 anos de funcionamento, esse foi um caso “totalmente isolado”. O estabelecimento afirmou ainda que irá investir em ações de sensibilização e capacitação da equipe “para que episódios como este nunca mais se repitam”.
O caso ocorreu na última segunda-feira, 1º. O casal relatou ter sido cercado por cinco pessoas, acusado de furto sem provas e pressionado a abrir a bolsa da jovem. Alguns dos acusadores chegaram a se identificar como policiais e até como coronel.
A vítima relatou que pediu ajuda, mas não recebeu apoio de clientes nem da administração. O gerente só buscou imagens das câmeras após a confusão, e o segurança do bar teria participado da abordagem. Até mesmo uma viatura policial, que chegou depois, teria reforçado a exigência de abrir a bolsa para “provar a inocência”.
O casal, agora apoiado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Afro-Alagoano e das Diásporas (INEG-AL), afirmou que vai levar o caso às autoridades e buscar medidas legais contra os envolvidos.
Confira a nota completa na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Bombar vem a público se manifestar sobre o episódio lamentável ocorrido recentemente no estabelecimento. Inicialmente, queremos expressar nosso mais profundo pedido de desculpas às pessoas diretamente envolvidas e a todos os nossos clientes, amigos e frequentadores. Sentimos muito por qualquer dor ou desconforto causado.
Informamos que o colaborador apontado no vídeo foi afastado imediatamente de suas funções, e estamos apurando com rigor todos os detalhes do ocorrido para que as medidas cabíveis sejam tomadas com a máxima responsabilidade.
Ressaltamos que, em mais de 11 anos de atuação, esse foi um fato totalmente isolado em nossa história e queremos deixar claro que não compactuamos, jamais compactuaremos, nem toleraremos qualquer tipo de discriminação ou atitude racista em nosso ambiente.Nosso compromisso sempre foi e continuará sendo com o respeito, a inclusão e a promoção de um espaço seguro e acolhedor para todos que admiram e fazem parte da cena cultural local. Vamos investir em ações de sensibilização e capacitação de nossa equipe, para que episódios como este nunca mais se repitam.Agradecemos a todos que confiam em nosso trabalho e permanecem ao nosso lado. Seguimos abertos ao diálogo e comprometidos com a construção de um ambiente verdadeiramente diverso e respeitoso.
O Bombar é um espaço que nasceu e se mantém na periferia da zona sul de nossa cidade com o propósito de ser um lugar de encontro, diversidade e inclusão. Nossa trajetória sempre foi construída em diálogo com diferentes grupos sociais, culturais e artísticos, sem jamais adotar práticas de repressão ou discriminação contra qualquer pessoa, seja por raça, gênero, orientação sexual ou pertencimento a minorias.Reiteramos nosso compromisso de acolher e apoiar o casal envolvido neste episódio.
Seguiremos firmes em nosso propósito: ser um espaço de convivência, respeito e celebração da diversidade, sempre aberto para todos