ESPORTE
Bruno Henrique, do Flamengo, é suspenso por 12 jogos no STJD
Atacante também recebeu multa de R$ 60 mil por conduta antidesportiva
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a 12 jogos de suspensão e ao pagamento de multa de R$ 60 mil. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira, 4, no Rio de Janeiro, e durou mais de oito horas.
A decisão dos auditores foi por 4 votos a 1, entendendo que o jogador agiu de forma contrária à ética desportiva ao forçar um cartão amarelo em partida contra o Santos, em Brasília, em novembro de 2023. Ele foi denunciado por manipulação de resultado, mas acabou absolvido no artigo 243 do Código de Justiça Desportiva, que trata de prejuízo deliberado a uma equipe.
Bruno Henrique não esteve presencialmente no tribunal, mas participou da audiência por videoconferência, fez um breve pronunciamento e afirmou ser inocente. O atacante foi defendido pelo advogado Alexandre Vitorino, com apoio da equipe jurídica do Flamengo.
O clube já anunciou que irá recorrer da decisão e pedirá efeito suspensivo para que o jogador possa atuar até novo julgamento no pleno do STJD.
O caso de Bruno Henrique também tramita na Justiça comum. Em abril deste ano, ele foi indiciado pela Polícia Federal por fraude esportiva e virou réu após denúncia aceita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A acusação é de que o atleta teria informado a familiares que receberia um cartão amarelo, o que teria motivado apostas suspeitas em seu nome.
Além do jogador, outras pessoas próximas a ele também são investigadas, incluindo o irmão, Wander Nunes Pinto Júnior, e amigos.