LUTO NA música
Morre Hermeto Pascoal, alagoano que se tornou ícone da música instrumental
Falecimento ocorreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos
Morreu na noite deste sábado, 13, o multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, aos 89 anos de idade. Segundo nota do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde o músico estava internado, o falecimento ocorreu às 20h22, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
A notícia foi anunciada nas redes sociais do artista: "Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música", diz a postagem.
"No exato momento da passagem, seu grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixamos a tristeza tomar conta: escutamos o vento, o canto dos pássaros, o copo d'água, a cachoeira. A música universal segue viva." completa outro trecho da publicação.
A morte do multi-instrumentista repercutiu de imediato. Em suas redes sociais, o Governo de Alagoas lamentou a grande perda e destacou a genialidade do “Mago da Música”, que transformou sons da vida em poesia, destacando que Hermeto começou ainda criança, experimentando sons em tudo que tocava: panelas, água, brinquedos e até animais, desenvolvendo, daí, uma visão peculiar de que a música está em tudo que existe.
Assim ele ultrapassou os limites de Alagoas para se projetar no Brasil e no mundo. O músico autodidata foi três vezes vencedor do Grammy Latino. No exterior, o americano Milles Davis, lenda do jazz, o qualificou como “o músico mais interessante do mundo”. No Brasil, criou, em 1996, o projeto Calendário do Som, com a proposta de compor uma música por dia. Foram mais de 400 obras em um ano.
Em suas redes sociais, o governador Paulo Dantas também destacou a genialidade do músico alagoano, lamentou a grande perda e anunciou luto oficial de três dias em sua homenagem.
"Hoje nos despedimos do gênio alagoano Hermeto Pascoal. Compositor, multi-instrumentista e ícone da música, sua criatividade, ousadia e arte ultrapassaram fronteiras, deixando um legado eterno que nos enche de orgulho”. Ele manifestou sentimentos aos familiares, amigos e admiradores do grande artista.
Hermeto deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos, e um legado que permanecerá como um dos mais ricos e originais da história da música brasileira.