DESPEDIDA

Personalidades da cultura exaltam legado de Hermeto Pascoal

Ministra da Cultura, artistas e amigos lembraram genialidade do músico alagoano
Por Redação 14/09/2025 - 14:45
A- A+
Reprodução/Instagram/@hermetopascoal
Hermeto Pascoal foi reverenciado por músicos, autoridades e fãs em mensagens de despedida
Hermeto Pascoal foi reverenciado por músicos, autoridades e fãs em mensagens de despedida

O falecimento de Hermeto Pascoal, aos 89 anos, no sábado, 13, no Rio de Janeiro, gerou uma onda de comoção e homenagens nas redes sociais. O multi-instrumentista, arranjador e compositor alagoano, conhecido como o “Bruxo dos Sons”, foi lembrado por autoridades, músicos e admiradores como um dos maiores gênios da música brasileira e mundial.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância do artista. “Um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora, ousando ir além do imaginável e mostrando que a arte nasce da liberdade e da criatividade. Hermeto é patrimônio da nossa cultura. Sua magia segue viva no povo brasileiro e em todos os artistas com quem ele criou. Que sorte tivemos!”, escreveu.

O cantor Caetano Veloso também prestou tributo ao amigo: “Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil e que se expôs ao mundo com muita clareza e força. (...) O que importa é a grandeza musical dele. Hermeto Pascoal parte, mas sua música infinita permanece.”

Outros artistas também ressaltaram a genialidade do músico. “Um gênio da música instrumental mundial se foi. Viva para sempre Hermeto Pascoal”, publicou o apresentador Serginho Groisman. Para o ator Lúcio Mauro Filho, o alagoano foi “um dos maiores gênios da música do mundo”. Já o humorista Whindersson Nunes afirmou que o “Bruxo dos Sons” “permanece vivo em suas obras”.

Mestrinho resumiu a dimensão do legado do artista: “Existe um mundo antes de Hermeto e outro depois dele! Gratidão por dar mais vida à música, Campeão!”. Tiago Iorc disse que “ele nunca foi desse plano”, enquanto Zélia Duncan o chamou de “mestre absoluto, filho preferido da deusa música”.

O velório do músico será realizado na segunda-feira, 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público.


Encontrou algum erro? Entre em contato