decisão

TRE cassa mandatos e declara prefeitos de Senador Rui Palmeira inelegíveis

Jeane Moura e prefeito João Carlos Rodrigues (MDB) foram punidos por abuso de poder político
Por Redação 22/09/2025 - 09:57
A- A+
Divulgação
Ex-prefeita Jeane Moura e prefeito João Carlos Rodrigues (MDB)
Ex-prefeita Jeane Moura e prefeito João Carlos Rodrigues (MDB)

A Justiça Eleitoral da 51ª Zona de São José da Tapera declarou a ex-prefeita de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura, e o atual prefeito João Carlos Rodrigues (MDB) inelegíveis por oito anos. A decisão, assinada pelo juiz Elielson dos Santos Pereira, também determinou a cassação dos mandatos de Joãozinho e do vice-prefeito Allysson Feitosa.

Segundo a sentença, baseada em Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), os gestores cometeram abuso de poder político e condutas vedadas durante o período eleitoral.

Entre as irregularidades apontadas estão a participação de Joãozinho na entrega de prêmios em eventos esportivos, a pintura de prédios públicos na cor de sua campanha (amarelo) e o uso de ações assistenciais para promoção da candidatura. 

Apesar de ter se filiado ao MDB apenas em fevereiro de 2024, o prefeito teria promovido sua imagem com o objetivo de viabilizar a eleição, configurando abuso de poder.

A decisão também determina que a Câmara de Vereadores seja comunicada para cumprir a cassação, a realização de novas eleições e a aplicação de multa de R$ 31.930,00 a Jeane Moura e Joãozinho. As ações foram movidas pelo Ministério Público Eleitoral e pelo Partido Progressista. Ainda cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).


Encontrou algum erro? Entre em contato