política
Marcelo Beltrão exalta potencial turístico de Alagoas em congresso nacional
Presidente da AMA destaca acolhimento do povo e crescimento da infraestrutura
Diante de uma plateia de 80 jornalistas especializados em turismo, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, destacou nesta quinta-feira (25) as potencialidades do estado. Ele ressaltou não apenas os atrativos das sete regiões turísticas, mas também a cultura, a gastronomia e o acolhimento da população. “Alagoas tem uma riqueza inigualável que é seu povo acolhedor, que sabe receber como ninguém”, afirmou, acrescentando que a divulgação só é possível graças ao trabalho da imprensa especializada.
O encontro faz parte do 40º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), que acontece em Maceió com o tema “A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e Compromisso com a Verdade”. A programação inclui debates, assembleias, reuniões do Conselho Nacional e visitas técnicas.
Para Luiz Pires, presidente da entidade, o congresso fortalece a atuação dos jornalistas de turismo. Já Igor Pereira, presidente da seccional Alagoas, reforçou a oportunidade de mostrar o estado ao país. “Alagoas desponta nacionalmente como um dos destinos mais desejados do Brasil. Nossa infraestrutura cresce com novos aeroportos, vias modernas e mais leitos hoteleiros”, disse.
Beltrão também convidou os profissionais para retornarem entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2026, quando será realizada a Feira dos Municípios, no Centro de Convenções, reunindo cultura, arte, gastronomia e debates sobre gestão municipal.
O cenário de expansão do turismo foi detalhado pela secretária de Estado Bárbara Braga. Entre 2023 e 2024, o número de leitos passou de 47.992 para 52.819, um aumento de 10,05% — ou 4.827 novas vagas. Até 2026, estão previstos 16 novos hotéis, que devem elevar a capacidade de hospedagem para 55 mil unidades.
Representando o governo, o secretário de Relações Federativas, Júlio César, destacou investimentos em mobilidade e benefícios fiscais para atrair novos empreendimentos. Já a empresária Adriana Vasconcelos ressaltou, em tom poético, a importância da parceria entre o setor público e o privado para consolidar a excelência do destino.
O congresso acontece em um momento estratégico, no qual Alagoas reafirma o turismo não apenas como vitrine nacional, mas como um dos principais motores de geração de emprego, renda e desenvolvimento social.