TEMPORARIAMENTE

Eventos e bares em Maceió suspendem venda de destilados após alerta

Medida ocorre após mortes por metanol em bebidas adulteradas em outros estados
Por Redação 02/10/2025 - 19:30
A- A+
Fiocruz imagens
Cachaça, uísque, vodca e gim são exemplos típicos de bebidas destiladas
Cachaça, uísque, vodca e gim são exemplos típicos de bebidas destiladas

Após o aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas no país, alguns estabelecimentos e eventos em Maceió anunciaram a suspensão da venda de destilados como vodca, uísque e gim. 

O tradicional “Bem Feitinhos do Samba” foi o primeiro a divulgar nota informando que não haverá comercialização de destilados na edição de outubro. Poucas horas depois, a “Sexta Terapêutica”, festa de samba realizada no bairro Jaraguá, seguiu a mesma decisão.

“Seguiremos com outras opções variadas para você aproveitar a noite com tranquilidade e diversão. Contamos com a compreensão de todos”, informaram os organizadores.

A casa de shows Maikai também se pronunciou em suas redes sociais. O estabelecimento ressaltou o compromisso de 25 anos com a procedência de insumos e lembrou a parceria com a distribuidora Diageo, responsável por fornecer bebidas de origem certificada.

Em todo o país, já foram registradas pelo menos seis mortes por ingestão de bebidas com metanol, a maioria em São Paulo. A substância, usada na indústria como solvente e combustível, é altamente tóxica e pode causar cegueira ou morte mesmo em pequenas quantidades.

Apesar da suspensão preventiva, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou na quarta-feira, 1º, que não há registros de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol no estado. O órgão mantém o monitoramento por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e recomenda intensificação da fiscalização em bares, restaurantes, supermercados e depósitos de bebidas.


Encontrou algum erro? Entre em contato