Polícia
PF aborta tentativa de fraude no exame de Ordem da OAB em Arapiraca
Policial civil de Pernambuco foi preso com documentos falsos em nome de beneficiário e está detido
Um policial civil de Pernambuco foi preso em flagrante no domingo, 19, quando tentava fraudar a segunda etapa do 44° Exame de Ordem Unificado da OAB com documentos falsos em nome de um terceiro. A ocorrência foi registrada em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
Segundo a Polícia Federal, que divulgou o caso, a prisão é fruto de ação conjunta com o Ministério Público Estadual, através do Núcleo de Gestão da Informação e Segurança Institucional (NGI.SI) e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).
O policial estava com documentos falsos em nome da pessoa que ele iria beneficiar com a fraude. A prisão foi realizada quando o suspeito deixava a sala de provas e o mesmo permanece à disposição da Justiça. Este é o primeiro caso de fraude nesta segunda etapa do exame no país.
A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.
A prova foi aplicada em nível nacional no último domingo, 19, das 13h às 18h. O gabarito preliminar da prova também foi publicado no mesmo dia. A OAB em Alagoas ainda não se pronunciou sobre o caso.