PILAR
Fátima Rezende destaca fortalecimento cultural no Festival Mestre Canarinho
Encontro destaca o folclore alagoano, ampliando o protagonismo dos detentores de saber
A prefeita Fátima Rezende afirmou que o Festival Mestre Canarinho fortalece tradições do município e convidou o público para participar das atividades que ocorrem em Pilar de sexta-feira, 7, a domingo, 9, com programação voltada às culturas tradicionais de Alagoas.
As ações incluem apresentações, oficinas e simpósios na Casa da Cultura Professor Arthur Ramos, no Cine Pilarense e na Praça Floriano Peixoto, reunindo grupos populares, coletivos e pontos de cultura vindos de diferentes municípios.
O evento homenageia o mestre Canarinho, que manteve por quatro décadas o Boi de Rua em Pilar. Em 6 de janeiro, Dia de Reis, às 10h, ele conduzia o cortejo que passava por três igrejas da parte baixa da cidade, com boi, vaqueiro e orquestra de frevo.
Ao EXTRA, Fátima afirmou que o festival estimula a cultura local e reforça as tradições do município. “O evento resgata nossas manifestações culturais e convidamos todos a participarem até sábado, com uma programação que inclui surpresas ao público.”
A gestora destacou ainda a continuidade das ações desenvolvidas anteriormente pela Prefeitura. “Nos últimos anos, houve um resgate da cultura e buscamos avançar reforçando nossas tradições e garantindo espaço às expressões culturais do município”, disse.
Programação completa do Festival Mestre Canarinho
Sexta-feira (7)
CINE PILARENSE
Das 9h às 13h – 2º Simpósio Alagoano de Gestores da Cultura
Apresentação: Boi do Canário
Tema: “O Notório Saber e a Política do Patrimônio Vivo nos territórios de Alagoas!”
RODA DE CONVERSA
Mestre Ricardo Nascimento (Consórcio do Notório Saber/MINC), Mellina Freitas (Secretária de Estado da Cultura), Milton Muniz (Secretário Executivo da Cultura), Mestre João Lemos (FOCUARTE) e Ruthnea Camelo (Diretora de Cultura de Pilar)
Das 14h às 17h – 1º Seminário dos Vereadores da Cultura
Tema: “O Notório Saber e a Política do Patrimônio Vivo nos territórios de Alagoas!”
RODA DE CONVERSA: Mestre Ricardo Nascimento (Consórcio do Notório Saber/MINC), Mestre João Lemos (FOCUARTE), Márcia Oliveira (Presidente da CNARTS), Ruthnea Camelo (Diretora de Cultura de Pilar) e Rafael Lages (Vereador de Pilar)
MUSEU MESTRE VALENTIM
Das 9h às 13h – 2º Simpósio do Artesanato Alagoano
Apresentação: Boi do Canário Mirim
Tema: “Cuidar de quem faz o Artesanato”
RODA DE CONVERSA: Márcia Oliveira (Presidente da CNARTS) e Mestra Maria das Graças Correia Gomes (Olho d´Água do Casado)
PALCO PRINCIPAL
16h – Chegada ao local, organização e passagem de som
18h – Abertura Oficial – Boi do Canário – Casa da Cultura
19h – Solenidade de Abertura
19h – Boi Raça Negra (Maceió)
19h50 – Filarmônica Professor Francisco Pedrosa (Coqueiro Seco)
21h – Trio de Forró
Sábado (8)
CASA MANGUABA
Das 9h às 12h – Oficinas de artesanato City tour no Centro Histórico de Pilar
PRAÇA FLORIANO PEIXOTO
Das 15h às 21h – Grupo de Afoxé (Pilar) Guerreiro Treme Terra Pilarense (Pilar) Baianas da Ciço (Pilar) Pastoril Estrela do Oriente (Pilar) Baianas de Homens (Pilar) Banda de Pífanos N. Srª do Pilar (Pilar) Leão de Aço e Os Caçadores (Pilar) Capoeira e Maculelê (Pilar) Orquestra Levanta Poeira (Pilar) Pastoril Recordar é Viver (Maceió) Carimbó da Mestre Neide Danny (Maceió) Boi Raça Negra (Maceió) Chegança Silva Jardim (Coqueiro Seco)
Das 21h às 1h – Samba do Calçadão (Pilar)
Domingo (9)
8h – Café da Manhã e Despedida
A iniciativa é realizada pela Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano, com apoio da Prefeitura de Pilar, via emenda parlamentar da deputada estadual Fátima Canuto pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e incentivo da Política Nacional Aldir Blanc.



