RECONHECIMENTO
Coordenadora do Plano Estadual de Oncologia recebe Comenda Dr. Hélvio Auto
Médica Rafaella Toledo recebeu a honraria durante cerimônia realizada na ALE-AL
A coordenadora do Plano Estadual de Oncologia, médica Rafaella Toledo, foi homenageada com a Comenda Dr. Hélvio Auto, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em Alagoas. A solenidade aconteceu nesta, nesta quinta-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), no Centro de Maceió, onde estiveram reunidas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Durante a cerimônia, a homenageada destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo e do empenho de todos os profissionais que atuam no enfrentamento ao câncer no Estado. Rafaella Toledo disse que receber a Comenda Dr. Helvio Auto proposta do Legislativo estadual é uma honra e, que ela, compartilha com toda a equipe que atua no Plano Estadual de Oncologia.
"Confesso que ser reconhecida nunca foi o objetivo, mas, saber que aquilo que um dia projetei e trabalhei arduamente, tem contribuído para ajudar aos alagoanos acometidos pelo câncer, me renova para continuar seguindo por esse caminho. Obrigada a Assembleia Legislativa do Estado por esse título que me dá ainda mais responsabilidade de seguir com muito amor e compromisso em continuar realizando um trabalho sério para favorecer a todos os pacientes oncológicos de Alagoas”, ressaltou Rafaella Toledo.
Prestigiando a homenagem, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, parabenizou a coordenadora do Plano Estadual de Oncologia pela trajetória e ressaltou a importância do fortalecimento das políticas de atenção oncológica em Alagoas. “Essa homenagem simboliza o compromisso de Alagoas com o cuidado integral das pessoas com câncer. A doutora Rafaella Toledo tem sido peça fundamental na construção de estratégias que ampliam o acesso e melhoram a qualidade da assistência prestada em todo o Estado”, destacou.
Atuação Dedicada
Presente à solenidade, a paciente oncológica Kelly Leite destacou a importância do acompanhamento médico humanizado e a atuação de Rafaella Toledo desde a descoberta do câncer. “Sou muito grata à doutora Rafaella que me acompanhou desde a descoberta do meu câncer. Ela realizou a minha primeira biópsia e, junto a outros médicos, me acompanham até hoje. E quero agradecer muito a ela, porque se temos alguém de confiança e que acredita na nossa melhora, vamos até o fim. Na minha família tivemos 13 pessoas diagnosticadas com câncer e só eu tive a oportunidade de descobrir precocemente e ter o tratamento em tempo oportuno”, enfatizou.
Homenageada
Formada em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rafaella Toledo continuou seu aperfeiçoamento com residência em Clínica Médica no Hospital Geral do Estado (HGE). Ela também fez especialização em Oncologia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
Buscando excelência técnica para servir melhor à população, concluiu ainda um fellowship em Oncologia Clínica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Em seguida, trouxe de volta a Alagoas os conhecimentos de ponta para aprimorar o cuidado oncológico regional e, desde 2024, coordena o Plano Estadual de Oncologia, que gerencia o Centro Estadual de Oncologia, situado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.
Centro Estadual de Oncologia
O Centro Estadual de Oncologia integra o Plano Estadual de Oncologia e recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 10 milhões. O serviço tem como objetivo descentralizar o atendimento oncológico especializado, garantindo mais acesso, agilidade no diagnóstico e qualidade no tratamento para pacientes de todo o Estado.
A unidade conta com 40 leitos, sendo 30 cirúrgicos e 10 clínicos, além de uma equipe multiprofissional composta por 27 profissionais especializados. Além de oncologistas, integram a equipe multidisciplinar mastologistas, cirurgiões, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais.



