dinheiro
Alagoas lidera demanda por crédito no Nordeste em agosto, aponta Serasa
Estado registrou alta de 27,9% na procura por recursos financeiros, maior variação da região
Alagoas foi o estado nordestino que mais ampliou a busca por crédito em agosto, com crescimento de 27,9% na comparação anual, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. Todos os estados da região apresentaram alta, mas nenhum avançou tanto quanto Alagoas — enquanto o Ceará teve a menor variação, de 5,5%.
O movimento regional acompanha a tendência nacional: no Brasil, a procura por crédito subiu 11,1% no período. Os trabalhadores com renda de até um salário mínimo foram os que mais impulsionaram o indicador (17,7%), seguidos pelos que recebem entre um e dois salários (16,9%).
Para a economista da Serasa, Camila Abdelmalack, o aumento está relacionado à tentativa de reorganização financeira em um cenário de inadimplência recorde — 78,2 milhões de brasileiros estavam negativados em julho. Apesar disso, os juros elevados continuam restringindo o acesso ao crédito e encarecendo renegociações.
A Serasa destaca que Norte e Nordeste foram as regiões que mais contribuíram para a alta nacional, especialmente devido à vulnerabilidade maior de seus consumidores diante de oscilações econômicas. Amapá, Amazonas, Tocantins e Roraima estão entre os estados com maior número de inadimplentes no país.
O levantamento leva em conta pedidos de crédito, mas não analisa se eles foram efetivamente aprovados.
.png)



