Caso de Polícia
Alagoas registra 20 mortes por envenenamento com chumbinho em 2025
Produto ilegal pode matar em uma hora; saiba o que fazer em caso de ingestão
Alagoas registrou alarmantes 20 mortes por envenenamento com chumbinho em 2025, segundo dados da saúde e segurança pública divulgados na mídia local. O produto é ilegal, altamente tóxico e pode matar em uma hora, se a pessoa que o ingeriu não receber atendimento específico.
Entre janeiro e outubro de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 415 casos de intoxicação exógena com diversas substância. Em Alagoas, o último caso de óbito por envenenamento com chumbinho ocorreu no dia 16 deste mês no município de Penedo. O idoso Antônio Bispo, de 84 anos, faleceu com comida envenenada e outras duas mulheres foram hospitalizadas e sobreviveram. O caso é investigado e indica que o idoso tentou matar uma das vítimas, que era sua ex-esposa, e tirar a própria vida com o envenenamento.
O que é?
O chumbinho é uma substância granulada de cor cinza escuro, que contém aldicarb e outros inseticidas. Esse veneno não tem cheiro, nem sabor e, por isso, é frequentemente usado como veneno para matar ratos. Embora ele possa ser comprado de forma ilegal, seu uso é proibido no Brasil e em outros países, porque não é seguro como raticida e tem grandes possibilidades de envenenar pessoas.
Os sintomas de envenenamento com chumbinho demoram cerca de 1 hora para se manifestar, dependendo da quantidade ingerida, e nos casos mais graves também podem surgir paralisia de parte do corpo ou completa impossibilidade de se mover, convulsões ou coma.
Os principais sintomas de envenenamento por chumbinho são:
Náuseas ou vômitos;
Aumento da salivação e do suor;
Contração da pupila nos olhos;
Dor abdominal ou diarréia que pode conter sangue;
Tremores;
Dificuldade para respirar;
Lábios pálidos ou arroxeados, ou pele fria;
Batimentos cardíacos lentos;
Sonolência;
Confusão mental, alucinações e delírios.
Além disso, outros sinais e sintomas de envenenamento por chumbinho são existência de resíduos de chumbinho nas mãos ou boca da pessoa, hálito diferente do habitual, ardência na boca, garganta ou estômago ou dor de cabeça.
O que fazer diante de um caso?
Em caso de envenenamento por "chumbinho", a ação imediata é vital. A primeira medida é ligar imediatamente para a emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193) ou para um Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox).
- Remova a Vítima: Afaste a pessoa do local da contaminação e leve-a para um local arejado e seguro.
- Contaminação na Pele ou Olhos: Se houver contato com a pele ou olhos, lave a área afetada com água corrente em abundância por, no mínimo, 10 a 15 minutos e retire roupas contaminadas.
- Posicione a Vítima: Coloque a vítima deitada e observe sua respiração. Se necessário, inicie a respiração artificial, se souber a técnica.
- Mantenha a Calma: Mantenha a vítima aquecida para evitar estado de choque.
O que NÃO fazer:
NÃO provoque vômito. Isso pode piorar a situação.
NÃO ofereça água, leite ou qualquer outro líquido para a vítima.
NÃO tente administrar antídotos caseiros ou medicamentos por conta própria. O tratamento médico é específico e requer acompanhamento profissional urgente.
Qualquer cidadão pode denunciar à polícia um estabelecimento que venda o produto.



