CRIME
Homem é condenado a 20 anos por tentar matar a companheira
Réu atacou a vítima com golpe de faca pelas costas em Maceió
Sandro Edson Praxedes de Freitas foi condenado a 20 anos de reclusão, nesta quinta-feira, 4, por tentar matar sua então companheira, Mileide dos Santos Silva. O julgamento teve atuação da 42ª Promotoria de Justiça da Capital, representada pela promotora Adilza Inácio de Freitas. Os jurados decidiram de forma unânime.
O crime ocorreu em 24 de setembro de 2007. Segundo o processo, o réu atacou Mileide pelas costas com uma faca peixeira, que permaneceu cravada no corpo da vítima, deixando apenas o cabo exposto. O homicídio não se consumou devido ao atendimento prestado pelo SAMU.
No julgamento, o Ministério Público afirmou que o réu mantinha comportamento controlador e restringia a rotina de Mileide, impedindo atividades como estudar, trabalhar ou sair desacompanhada. A promotoria relatou que ele afirmava que, “se não fosse dele, não seria de mais ninguém”.
A acusação destacou que o ataque surpresa, pelas costas e com arma branca, indicou intenção de matar e impossibilidade de defesa. À época, não havia a qualificadora de feminicídio, mas o MP apontou motivação ligada a controle e violência de gênero.
O Ministério Público também apresentou informações de que, após o crime em Maceió, o réu fugiu e voltou a atacar outra mulher no município de Piranhas, utilizando o mesmo modo de ação: golpe de faca pelas costas e fuga.



