Assessoria
Izael atua há 13 anos como professor concursado na rede pública de ensino e há 10 anos como dirigente sindical
O presidente do Sindicato das/os Trabalhadoras/es da Educação de Alagoa (Sinteal) e Secretário de Meio ambiente da CUT/Alagoas, Izael Ribeiro, anunciou nesta sexta-feira,19, em suas redes sociais que é pré-candidato a deputado federal por Alagoas pelo PT. Com um perfil irreverente e combativo, o professor se propõe a fazer o debate por um Congresso mais representativo.
Despontando como liderança do campo progressista, à frente do maior sindicato de Alagoas – com presença na maioria dos municípios – Izael ultrapassou o limite da luta da educação e transita bem com lideranças dos outros sindicatos e movimentos sociais, segundo sindicalistas. O discurso abraça pautas bastante caras à esquerda, como a luta antirracista, a defesa da democracia e os serviços públicos como saúde e educação.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
“Esse é um projeto que está sendo construído coletivamente, um anseio da classe trabalhadora e da população que não se sente representada por um Congresso que barganha com pautas fundamentais à maioria do povo brasileiro, como o fim da escala 6x1, taxação dos super-ricos, enquanto aprova pautas em benefício próprio durante as madrugadas”, afirma Izael.
Aos 39 anos de idade, atua há 13 anos como professor concursado na rede pública de ensino e há 10 anos como dirigente sindical. Sua atuação começou no núcleo regional do Sinteal em Palmeira dos Índios e, após duas gestões, se tornou o presidente estadual do sindicato.
Orgulhoso de sua negritude, Izael faz parte do Movimento Negro Unificado (MNU) e compõe a luta contra o racismo estrutural que ainda assola o país. Também é marca forte em sua identidade a relação com as artes. Músico e multi-instrumentista profissional, ele também concilia elementos da cultura com sua atuação política.
Na CUT, tem atuado pela devida responsabilização da Braskem pelo crime ambiental cometido pela mineradora que afetou milhares de vidas no estado. Para Izael, as eleições de 2026 serão fundamentais para a democracia brasileira derrotar o conservadorismo e o golpismo que domina boa parte das estruturas de poder. “É tarefa central da classe trabalhadora e da esquerda brasileira conquistar o máximo de cadeiras possíveis no Congresso Nacional e reeleger o presidente Lula. Eu acredito na força da classe trabalhadora para vencer esta batalha”.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.