reconhecimento
Sancionada lei que reconhece Casa da Cultura de Pilar como patrimônio de AL
Equipamento abriga história do município e do ilustre pilarense Arthur Ramos
A deputada estadual Fátima Canuto celebrou a sanção da Lei nº 9.742/25, que reconhece oficialmente a Casa da Cultura e Museu Arthur Ramos, localizada no município de Pilar, como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Alagoas.
A medida representa um marco para a preservação da memória, da identidade e da história do povo pilarense e alagoano, garantindo reconhecimento institucional a um espaço que cumpre papel fundamental na valorização da cultura, da educação e da cidadania.
A Casa da Cultura e Museu Arthur Ramos abriga documentos e registros de grande relevância histórica, incluindo relatos de um dos episódios mais marcantes da história do Brasil, a última aplicação da pena de morte no país, o que reforça sua importância como espaço de memória, reflexão e acesso público.
A deputada Fátima Canuto destacou a importância do equipamento para a história do município e também de toda Alagoas.
“A Casa da Cultura e o Museu Arthur Ramos são um patrimônio não apenas de Pilar, mas de toda Alagoas. Ali está preservada a história da cidade, da última pena de morte e a trajetória de Arthur Ramos, um alagoano reconhecido em todo o Brasil. Com o cuidado e a recente revitalização, o espaço se tornou um local vivo de visitação, aprendizado e valorização da nossa identidade, onde estudantes, moradores e turistas têm a oportunidade de conhecer e compreender melhor a história do nosso estado”, disse.



