CUIDADOS

Alagoas registra mais de 14 mil acidentes envolvendo escorpiões

Autoridades de saúde reforçam medidas de prevenção durante o verão
Por Com Assessoria 12/01/2026 - 15:39
A- A+
Divulgação
Escorpião
Escorpião

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ligado ao Ministério da Saúde, apontam que Alagoas registrou 14.379 ocorrências envolvendo escorpiões ao longo de 2025, sem casos de morte. Maceió concentrou o maior número de notificações, com 5.174 registros. Em seguida aparecem Arapiraca, com 1.254 casos, e São Miguel dos Campos, onde foram contabilizados 552 acidentes.

O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Clarício Bugarim, orientou que os cuidados sejam intensificados, sobretudo com idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade.

“É necessário limpar com frequência as caixas de gordura e mantê-las vedadas. Também é importante que, antes de utilizar sapatos, toalhas e roupas, seja verificado se não há um escorpião agarrado a estes objetos”, orienta o coordenador.

Além disso, explica que outro cuidado importante é manter os ralos dos banheiros cobertos e acondicionar bem o lixo, visando não atrair baratas, que fazem parte da cadeia alimentar do escorpião, além de não entulhar material de construção.

“Deve-se evitar colocar as mãos em buracos no solo, troncos ou pedaços de madeira, além de sempre utilizar luvas, principalmente quando for preciso executar este tipo de ação”, ressalta.

O que fazer em caso de acidentes

O recomendado, ao sofrer uma picada de escorpião, é limpar o local com água e sabão e aplicar compressa morna no local, não fazer esforço físico e procurar orientação imediata em uma unidade de saúde mais próxima.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato