Ponta Verde

Porteiro é preso por injúria racial após denúncia de homofobia

Ocorrência foi registrada em prédio de Maceió
Por Redação 19/01/2026 - 08:07
A- A+
Foto: Divulgação
Central de Flagrantes
Central de Flagrantes

Um porteiro de um edifício no bairro da Ponta Verde, em Maceió, foi preso na noite deste domingo, 18, após denúncia de homofobia contra um morador. O caso foi enquadrado como injúria racial, conforme a legislação vigente.

De acordo com a Polícia Militar de Alagoas, uma guarnição do 1º Batalhão da PM foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para atender a uma ocorrência inicialmente registrada como ameaça. No local, a vítima relatou ter sido alvo de ofensa de cunho homofóbico por parte do porteiro.

Segundo o relato, o funcionário teria proferido a frase: “Não dê uma de machão para cima de mim, não”. Diante do interesse da vítima em formalizar a denúncia, as partes foram encaminhadas à Central de Flagrantes.

Após ouvir os envolvidos, o delegado plantonista decidiu enquadrar o suspeito no crime de injúria racial, previsto no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/1989. Conforme entendimento consolidado do Judiciário brasileiro, a legislação que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou cor também abrange condutas discriminatórias de cunho homofóbico.

O porteiro permanece à disposição da Justiça, e o caso seguirá sob apuração.


Encontrou algum erro? Entre em contato