MANDANTE DE HOMICÍDIOS

Cobrador de dívidas: braço direito de liderança do CV é preso

Suspeito é apontado como braço direito de liderança presa em Santa Catarina
Por Assessoria 20/01/2026 - 15:07
A- A+
Reprodução
As investigações apontam que Antônio Hemergenildo tinha papel estratégico
As investigações apontam que Antônio Hemergenildo tinha papel estratégico

A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) prendeu, nesta terça-feira, 20, Antônio Hemergenildo, conhecido como “Careca”, no município de Marechal Deodoro. A ação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido em junho do ano passado.

Segundo a polícia, Antônio Hemergenildo é apontado como integrante de uma facção criminosa com atuação no estado e considerado o braço direito de José Ronaldo, preso no mês passado em Santa Catarina. O mandado judicial que resultou na prisão de José Ronaldo também incluía o nome do suspeito detido nesta terça, o que levou à intensificação das buscas em Alagoas.

De acordo com o capitão Granjeiro, subcomandante da Rotam, houve integração entre as forças de segurança de Alagoas e Santa Catarina para o avanço das investigações. Ele informou que o reforço no patrulhamento na área de atuação da facção contribuiu para a captura.

As investigações indicam que Antônio Hemergenildo atuava na cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico de drogas, com contato direto com usuários e devedores. A polícia aponta que, a partir dessas cobranças, ele ordenava execuções em casos de não pagamento. Já José Ronaldo é apontado como responsável por decisões internas da facção e pela logística interestadual do tráfico.

Durante o cumprimento do mandado, o suspeito tentou fugir ao pular o muro do imóvel, mas foi capturado após um cerco montado pela Rotam. Viaturas foram posicionadas em possíveis rotas de fuga, incluindo áreas de mata próximas à residência. Nenhum material ilícito foi apreendido no local.

A Polícia Militar informou que as ações de combate à facção seguem em andamento. No último domingo, a Rotam prendeu um homem conhecido como “França”, apontado como integrante do grupo e suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em São Miguel dos Campos, no ano passado, além de participação em outro assassinato registrado em janeiro de 2025.


Encontrou algum erro? Entre em contato