MANDANTE DE HOMICÍDIOS
Cobrador de dívidas: braço direito de liderança do CV é preso
Suspeito é apontado como braço direito de liderança presa em Santa Catarina
A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) prendeu, nesta terça-feira, 20, Antônio Hemergenildo, conhecido como “Careca”, no município de Marechal Deodoro. A ação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido em junho do ano passado.
Segundo a polícia, Antônio Hemergenildo é apontado como integrante de uma facção criminosa com atuação no estado e considerado o braço direito de José Ronaldo, preso no mês passado em Santa Catarina. O mandado judicial que resultou na prisão de José Ronaldo também incluía o nome do suspeito detido nesta terça, o que levou à intensificação das buscas em Alagoas.
De acordo com o capitão Granjeiro, subcomandante da Rotam, houve integração entre as forças de segurança de Alagoas e Santa Catarina para o avanço das investigações. Ele informou que o reforço no patrulhamento na área de atuação da facção contribuiu para a captura.
As investigações indicam que Antônio Hemergenildo atuava na cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico de drogas, com contato direto com usuários e devedores. A polícia aponta que, a partir dessas cobranças, ele ordenava execuções em casos de não pagamento. Já José Ronaldo é apontado como responsável por decisões internas da facção e pela logística interestadual do tráfico.
Durante o cumprimento do mandado, o suspeito tentou fugir ao pular o muro do imóvel, mas foi capturado após um cerco montado pela Rotam. Viaturas foram posicionadas em possíveis rotas de fuga, incluindo áreas de mata próximas à residência. Nenhum material ilícito foi apreendido no local.
A Polícia Militar informou que as ações de combate à facção seguem em andamento. No último domingo, a Rotam prendeu um homem conhecido como “França”, apontado como integrante do grupo e suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em São Miguel dos Campos, no ano passado, além de participação em outro assassinato registrado em janeiro de 2025.



