eleições
Oposição a Calheiros avalia múltiplas candidaturas ao Senado em Alagoas
Articulações podem levar a até quatro nomes no mesmo campo político na disputa
As articulações para as eleições de 2026 em Alagoas indicam a possibilidade de a oposição ao MDB e ao senador Renan Calheiros lançar mais de uma candidatura ao Senado, com até quatro nomes sendo cogitados dentro do mesmo campo político. O cenário reflete movimentações simultâneas de diferentes lideranças interessadas em disputar uma ou as duas vagas que estarão em jogo.
No grupo ligado ao prefeito de Maceió, JHC (PL), circula a avaliação de que ele próprio ou a primeira-dama, Marina Cândia, poderá disputar o Senado. A definição depende do posicionamento do prefeito em relação à sucessão estadual e de uma eventual candidatura ao governo.
Também nesse campo político, o deputado federal Arthur Lira (PP) vem sendo citado como potencial candidato desde 2025. Com atuação consolidada no Congresso Nacional e relações políticas com gestores municipais, seu nome aparece com frequência nas conversas sobre a formação da chapa oposicionista.
Outros dois nomes mencionados nas discussões são os de Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho. Gaspar tem ampliado sua presença pública e sinalizado interesse na disputa, enquanto avalia caminhos partidários para viabilizar uma eventual candidatura. Já Davi Davino Filho tem afirmado que pretende concorrer ao Senado em 2026 e conta, até o momento, com o apoio do Republicanos.



