trânsito

Novo trecho da Avenida Durval de Góes Monteiro é liberado para tráfego

Agora já são cerca de 2,2 quilômetros de vias ampliadas nos dois sentidos
Por Redação 28/01/2026 - 06:44
A- A+
Assessoria
Etapa de 1 km no sentido Centro–Aeroporto integra pacote de mobilidade urbana financiado pela Braskem
Etapa de 1 km no sentido Centro–Aeroporto integra pacote de mobilidade urbana financiado pela Braskem

Mais um trecho da ampliação da Avenida Durval de Góes Monteiro foi concluído e liberado para o tráfego de veículos e pedestres. A nova etapa entregue tem 1 quilômetro de extensão, no sentido Centro–Aeroporto, entre o trevo da Tupan e a Churrascaria Stella Maris. As obras seguem em andamento no sentido oposto, Aeroporto–Centro, no mesmo trecho.

A ampliação da via está dividida em duas etapas. A primeira, com 2,2 quilômetros entre o Parque do Horto e o trevo da Tupan, foi entregue em 2024. Ao final do projeto, um total de seis quilômetros da avenida terá sido ampliado. As intervenções incluem a implantação de vias laterais, calçadas acessíveis, sistema de drenagem pluvial, nova rede elétrica, iluminação pública e ampliação das áreas de estacionamento.

Ao longo de toda a avenida, foram instaladas câmeras com inteligência artificial, que operam 24 horas por dia e calculam, em tempo real, o tempo adequado dos semáforos em cada cruzamento. O tráfego é monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

A obra também contempla uma ciclovia com 5,7 quilômetros de extensão, ligando o viaduto da BR-316 às proximidades do Parque do Horto, na Avenida Fernandes Lima. Além disso, está em fase de instalação uma nova passarela para pedestres, com 61 metros de extensão e 5,7 metros de altura, localizada nas imediações do INSS, no bairro do Canaã, no sentido Centro. A estrutura contará com escadas, cobertura e dois elevadores, garantindo acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

As intervenções fazem parte do pacote de mobilidade urbana de Maceió, previsto no Termo de Acordo Socioambiental firmado em dezembro de 2020 entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Braskem, com participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. O conjunto de obras conta com orçamento inicial de R$ 360 milhões, corrigido anualmente e custeado pela Braskem.

O pacote prevê a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias, além da implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias, requalificação de passeios públicos e estacionamentos, nova iluminação e rede elétrica, drenagem de águas pluviais e a implantação de um sistema de semáforos inteligentes já em operação na capital.


Encontrou algum erro? Entre em contato