Política
Renan Calheiros diz que Lira não tem experiência e deveria ficar na Câmara
Senador critica pré-candidatura do deputado e afirma ele não atuou pelas causas do Estado
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) reagiu de forma negativa ao anúncio do deputado Arthur Lira (PP) sobre as eleições 2026. Lira confirmou nesta quarta-feira, 11, que vai disputar uma vaga no Senado e informou que fará grande evento para oficializar a mobilização e apoio à campanha com lideranças políticas e empresariais.
Calheiros afirmou, no mesmo dia, que Arthur Lira deveria permanecer na Câmara dos Deputados. Disse que o ex-presidente da Casa “não tem nenhuma experiência em ajudar o Estado” de Alagoas e que, por isso, deveria continuar no posto atual.
A declaração foi dada a jornalistas depois de uma reunião com o diretor geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, sobre o Banco Master. Renan também afirmou que, na próxima semana, reunirá o MDB de Alagoas para reforçar que só será candidato pelo partido quem tiver compromisso de votar em todos os nomes da coligação.
“Quem quiser votar no Arthur Lira, vá para o partido dele”, disse o senador. Lira confirmou mais cedo, nesta 4ª feira (11.fev.2026), sua pré-candidatura ao Senado.
O deputado está em seu 4º mandato e presidiu a Câmara de 2021 a 2024. É padrinho político do atual chefe da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em dezembro do ano passado, Lira e Renan lideravam as intenções de voto para o Senado, segundo levantamento do Paraná Pesquisas. Também aparecem no cenário da disputa Alfredo Gaspar (União Brasil), Davi Filho (Republicanos), Marina Candia (PL), Paulão (PT) e Ítalo Bonja (PRTB).
Neste ano, o Senado renovará 2/3 das cadeiras, com duas vagas em disputa por Estado. Em Alagoas, os atuais senadores são Dra. Eudócia (PL), mãe do atual prefeito de Maceió João Henrique Caldas, Fernando Farias (MDB) e Renan Calheiros (MDB). Eudócia e Renan estão em fim de mandato.



