José Maria Mayrink lança documentário sobre jornalistas em tempos de censura

Quem são os profissionais que, em defesa da liberdade de imprensa, escreveram suas reportagens sob ameaça de prisão, tortura e morte? Qual é a história desses jornalistas? Para responder essas perguntas, José Maria Mayrink reuniu depoimentos no documentário Estranhos na noite: mordaça no Estadão em tempos de censura. O filme mostra o período em que o Estadão esteve submetido a forte censura.
Com direção do cineasta Camilo Tavares, o filme vai revelar o que aconteceu naquela época por meio de entrevista com os profissionais da imprensa como Ricardo Kotscho, Miguel Jorge, Carlos Chagas, Oliveiros Ferreira, Fernando Mitre, Flavio Tavares e Sérgio Mota Melo. Personalidades como as atrizes Eva Wilma e Irene Ravache e o ex-ministro Delfim Neto também foram convidados para participar do documentário.
A estreia marcada para acontecer amanhã, 20, no Memorial da Resistência de São Paulo, chegará acompanhada de sessões de exibição para os funcionários do Grupo Estado e para o público externo em salas de cinema comerciais, instituições de memória, palestras em faculdades de jornalismo, entre outros eventos. Também serão distribuídos DVDs a leitores, mercado e outros públicos a serem definidos.