EM RECIFE

Desembargador alagoano assume vice-presidência do TRF5

Por Assessoria 04/04/2019 - 09:48

ACESSIBILIDADE


Os desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 Vladimir Carvalho, o alagoano Rubens Canuto - que foi titular da 2ª Vara da Justiça Federal em Alagoas - e Carlos Rebêlo foram oficialmente empossados, nesta quarta-feira (3), como presidente, vice-presidente e corregedor-regional da Corte, respectivamente. A solenidade de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2021 aconteceu no Salão do Pleno do TRF5.

Compuseram a mesa da posse os governadores Paulo Câmara, de Pernambuco, Renan Filho, de Alagoas, e Belivaldo Chagas Silva, de Sergipe; o presidente da Assembleia Estadual de Pernambuco (ALEPE), deputado estadual Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e o procurador-regional da República da 5ª Região, Francisco Machado Teixeira.


Também compareceram ao evento presidentes de tribunais regionais do trabalho e eleitorais, juízes federais, autoridades militares, personalidades políticas, advogados, servidores do TRF5, além de familiares e amigos dos empossados.

A cerimônia teve início com o discurso do desembargador federal Manoel Erhardt, que se despediu da Presidência da Corte saudando a nova Mesa Diretora. "Cumprimento a nova mesa diretora formada pelos eminentes desembargadores Vladimir Carvalho, Rubens Canuto e Carlos Rebêlo. São magistrados que desfrutam de elevado conceito, pela competência, seriedade e dedicação à Justiça. Sem dúvida, exercerão excelente trabalho em prol do Tribunal e da sociedade".

O magistrado ainda agradeceu à sua família pelo apoio e as contribuições à sua gestão, dadas pelos desembargadores e juízes federais, servidores e terceirizados do TRF5 e das seções judiciárias, além das demais instituições e autoridades.

Ao finalizar seu discurso, Erhardt deu posse ao desembargador Vladimir Carvalho como presidente do TRF5. Em seguida, os desembargadores Rubens Canuto e Carlos Rebêlo assinaram o Termo de Posse como vice-presidente e corregedor-regional.

Em nome da Corte, o desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima saudou a nova Mesa Diretora. Inicialmente, o magistrado lembrou a carreira profissional do novo presidente do TRF5, o amor do magistrado pelo município de Itabaiana, sua cidade natal, sua obra literária como jurista e seu gosto por contar piadas.

"Vladimir é um juiz operoso e produtivo. Exímio conhecedor dos processos que julga. Examina pessoalmente os detalhes que cada um contém. Fui colega de Vladimir desde que chegou ao Tribunal. Integramos juntos a Terceira Turma e a Segunda Turma. Sou testemunha de que é muito fácil julgar em sua companhia", declarou.

Paulo Roberto também elogiou a atuação do desembargador Rubens Canuto como julgador eficiente e inteligente e a experiência e a tranquilidade do desembargador Carlos Rêbelo.

"O novo vice-presidente, Rubens Canuto, é um dos homens mais inteligentes que já conheci. E novo corregedor, Carlos Rêbelo, teve a indicação saudada por todos os magistrados, tamanha é a sua identificação com a classe".

Representando o Ministério Público Federal, o procurador-regional Francisco Machado Teixeira parabenizou Manoel Erhardt por sua gestão e saudou a nova mesa diretora.

"Administrar é basicamente a arte de liderar pessoas em busca de resultados. Para esta nova tarefa, será de grande valia para o desembargador federal Vladimir Souza Carvalho a sua experiência profissional, seu trato especial com as pessoas, sua sensatez e seu inquestionável zelo pelo bem público", assegurou.

Encerrando a solenidade, o desembargador Vladimir Carvalho fez o discurso de posse como novo presidente do TRF5. O magistrado ressaltou a importância da sua família em sua vida e carreira profissionais, reafirmou seu amor pela sua cidade natal e passou a lembrar de sua carreira como servidor público, juiz de direito, juiz federal e, por último, desembargador federal.

"Só com a camisa da Justiça Federal, vivi o total de 43 anos, dos quais oito como servidor, 24 como juiz de Primeiro Grau e já 11 como integrante desta Corte. A Justiça Federal, assim, faz parte integrante de minha vida ou sou dela um apêndice", afirmou.

Ao terminar seu discurso, Carvalho declarou que pretende dar continuidade à administração dos desembargadores que o antecederam na Presidência. "Que tudo prossiga nos caminhos percorridos pelos eminentes colegas que me antecederam na Presidência desta Casa, cujos passos, religiosamente, procurarei seguir no comando deste Tribunal, na esperança de estar pronto, nos momentos de calmaria, a conduzir a nau por mares tranquilos, e de me encontrar preparado, nos instantes de turbulência, a encarar o céu cinzento e, de cabeça erguida, ?levantar o braço forte e o raio matar na mão!?, no feliz poema de Tobias Barreto de Menezes".

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato