EM QUEDA

Braskem é a empresa que mais perde valor na bolsa

Por 12/08/2019 - 06:49
A- A+
Foto: Assessoria
Braskem em Maceió
Braskem em Maceió

A petroquímica Braskem é a empresa que mais perde valor na bolsa até o fechamento de sexta-feira, 9, com baixa de 34%. Desde fevereiro, os papéis perdem força, após uma enxurrada de notícias negativas envolvendo a companhia. A análise é da revista Exame. 

Problemas com a mina de sal-gema em Maceió que causaram rachaduras em casas no Pinheiro, Mutange e Bebedouro e desencadearam consequências como o bloqueio de recursos, são apenas a ponta do iceberg. 

A empresa chegou a ter 3,8 bilhões de reais bloqueados pela Justiça, situação revertida, para garantir eventuais indenizações a afetados pelo fenômeno geológico. Além disso, concedeu seguro-garantia de 2,7 bilhões de reais para pagar dividendos aos acionistas. 

A petroquímica perdeu ainda mais valor de mercado quando a holandesa LyondellBasell desistiu de adquirir a companhia, controlada pela empreiteira Odebrecht, que recentemente pediu recuperação judicial. A notícia foi um balde de água fria para investidores que apostavam no negócio como uma solução para desvincular a empresa dos problemas de sua controladora. 

Para piorar, a petroquímica teve um lucro do segundo trimestre 76% menor, somando 129 milhões de reais, apesar dos melhores resultados operacionais no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto enfrenta os efeitos de desaceleração na Europa e no México. Não para por aí. 

A empresa informou que a bolsa de Nova York agendou para 17 de outubro uma audiência para analisar o recurso contestando a decisão de suspender a negociação de ADRs (recibos de ações negociados no exterior) da Braskem e início do processo de deslistagem devido ao não arquivamento de um formulário. 

Em relatório a clientes, o UBS defendeu uma postura mais cautelosa com as ações da petroquímica. O principal argumento é o de que o banco não não espera uma melhora nos resultados e considera revisar as estimativas para baixo se alguns riscos se concretizarem.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato