MEIO AMBIENTE
Isnaldo Bulhões presidirá CPI sobre óleo nas praias do Nordeste
Rodrigo Maia deve indicar o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), como presidente da CPI sobre o vazamento de óleo que poluiu as praias do Nordeste e do Espírito Santo. As informações são do site Crusoé.
Ao menos 675 pontos do litoral brasileiro já foram atingidos pelas manchas de óleo de origem desconhecida que, desde o fim de agosto, se espalhou por toda a costa da região Nordeste e pelo litoral norte do Espírito Santo.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as 675 áreas afetadas pela substância poluente estão espalhadas por 116 municípios de dez estados: nove da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e um da região Sudeste (Espírito Santo).
O professor Humberto Barbosa, do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), afirmou na segunda-feira, 18, ao EXTRA, que uma embarcação de origem asiática é responsável pelo derramamento de petróleo cru na costa nordestina.
Segundo o especialista da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição da qual o Lapis faz parte, o navio carregado de petróleo venezuelano presta serviços para dois países asiáticos ao mesmo tempo. No entanto, Barbosa não revelou a nacionalidade específica.
"Já temos o nome e as rotas, mas só vou divulgar caso eu seja perguntado durante a audiência que será realizada na quarta-feira, 20, no Senado Federal", explicou. Ao todo, cerca de 111 rotas foram analisadas.