SAIBA MAIS

Entenda porquê e como declarar seu Imposto de Renda

Prazo para a entrega da declaração é o último dia útil de abril
Por Geovana Larissa com Gov.com 02/02/2022 - 09:30
Atualização: 02/02/2022 - 10:04
A- A+
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Imposto de Renda: declaração é obrigatória e começa em março
Imposto de Renda: declaração é obrigatória e começa em março

O imposto de renda é o tributo federal mais famoso do Brasil. Quase todos já ouviram falar sobre isso pelo menos alguma vez, mas nem todos sabem o que ele é. O IR é um imposto referente a sua renda, ou seja ao que você ganha. Além disso, é através dele que o governo consegue acompanhar sua evolução patrimonial e para isso é necessário que as pessoas façam sua “Declaração de Ajuste Anual” para IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas.

A Declaração geralmente pode ser feita entre o dia 1º março até o último dia útil de abril e o cidadão precisa declarar todos os ganhos, gastos e serviços do último ano. Dessa forma, a Receita consegue definir quanto dessa renda precisa ser tributado. Os contribuintes pagam conforme o valor do seu ganho. Mesmo faltando alguns dias para o início do prazo para envio da declaração, o contribuinte já pode reunir comprovantes e resgatar o arquivo do ano passado. Quem entrega a declaração logo no início do prazo, em março, tem maiores chances de receber a restituição antes.

Como fazer a Declaração?

O primeiro passo é preencher a declaração. Acesse o sistema/programa e preencha as informações que devem ser declaradas à Receita Federal. A entrega da declaração pelo Portal e-CAC e app para celulares e tablets possuem limitações em relação a determinados tipos de rendimentos. Clique aqui para saber quais são os limites. Se não for possível enviar a declaração por um destes canais, utilize o Programa Gerador de Declaração (PGD).

Após isso, você deve acompanhar o processamento da declaração para verificar a situação da entrega. Se a situação da declaração indicar que está retida em malha, consulte as inconsistências e, se for o caso, retifique (corrija) as informações enviando uma nova declaração (retificadora).

Quem deve declarar?

Qualquer pessoa física residente no Brasil. Alguns casos específicos são obrigados a fazer essa declaração, são eles: pessoas com rendimentos acima do limite e rendimentos da atividade rural. Pessoas que obtiveram ganho de Capital e Bolsa de Valores ou que Optou pela isenção do imposto sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais nos termos do art. 39 da Lei nº 11.196/2005.

Além disso, também são obrigados à entregar declaração de 2021 os contribuintes que receberam rendimento acima de R$ 22.847,76 em 2020 e também o Auxílio Emergencial para enfrentamento da Covid-19.

Quais são os benefícios? 

Além de evitar problemas com a Receita Federal, a Declaração correta pode ajudar quando você precisar abrir um novo negócio. Além disso, a Declaração do IR é um comprovante de rendimentos aceito por concessionárias com objetivo de financiamento de veículos, financiamentos imobiliários, empréstimos bancários, e até mesmo para comprovar renda ao requerer lucros cessantes em caso de sinistros de veículos.

Outra grande vantagem que a correta transmissão da Declaração do Imposto de Renda proporciona aos contribuintes tem relação com a emissão de passaportes e vistos para viagens internacionais.


Encontrou algum erro? Entre em contato