PRESSÃO ESTUDANTIL

MEC recua e ministro anuncia desbloqueio de verba para universidades

É a sgunda vez em quatro meses que o MEC recua de um anúncio de contingenciamento
Por Redação com Agência Brasil 07/10/2022 - 17:34
A- A+
MEC/Assessoria
Ministério da Educação
Ministério da Educação

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta sexta-feira, 7, que o governo federal vai liberar o chamado limite de empenho orçamentário para universidades públicas, institutos federais de ensino e também para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em um vídeo divulgado esta tarde, pelas redes sociais, Godoy afirma ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que aceitou desbloquear os recursos financeiros dessas instituições.

“Estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores”, afirmou Godoy, sem explicar se os valores inicialmente previstos serão liberados integral e imediatamente.

A decisão acontece um dia após forte pressão de reitores e estudantes, além de uma manifestação nas ruas de Salvador, e em meio à disputa presidencial de segundo turno.

Ontem, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) afirmou que instituições não teriam dinheiro para pagar contas básicas, caso o MEC insistisse no bloqueio.

É a segunda vez em quatro meses que o MEC recua de um anúncio de contingenciamento após forte reação da comunidade acadêmica.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato