COVID

Mais de 70% dos brasileiros ainda priorizam prevenção ao viajar

Estudo da agência Marco analisou os hábitos pós-pandemia do consumidor
Por Com assessoria 07/02/2023 - 09:47
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Vacinação
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Durante a pandemia, o setor de turismo foi um dos mais impactados. Mas uma vez superada a fase de confinamento, a retomada aconteceu em etapas até que 2022 se consolidou como o ano da volta à normalidade. Para analisar as tendências, comportamentos e preferências dos turistas nessa nova realidade pós-Covid, a agência de comunicação MARCO divulgou novos dados da pesquisa “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid II”, com enfoque no setor.

O estudo indica quais foram as prioridades no momento de escolha dos destinos para viajar em 2022. Para 87% dos respondentes brasileiros, é fundamental que o lugar seja divertido. Ao mesmo tempo, 79% buscam por destinos inéditos e ricos culturalmente. Já boa comida e experiências são relevantes para 77% dos entrevistados.

A estabilização da pandemia na maior parte do globo foi o ponto decisivo para a retomada do turismo em 2022. Em alguns casos, o setor chegou perto de recuperar os níveis pré-pandemia. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), no ano passado, a Europa recebeu 81% da média anual de viajantes internacionais que visitaram o continente em tempos pré-pandêmicos — percentual que representou cerca de 477 milhões de visitas. Já nas Américas, o índice chegou aos 65% da era pré-Covid.

Dentre turistas do mundo todo, o brasileiro está entre os que mais fortemente contribuem para a retomada do setor, pois muitos escolhem destinos longe de casa, com culturas e experiências ricas e inéditas. Prioridades como segurança predominam no público mais experiente, enquanto as gerações mais jovens buscam escolhas mais sustentáveis.

Ao todo, a pesquisa contou com mais de 14.200 consumidores entrevistados, abrangendo 14 países e três gerações, com faixas etárias que vão dos 18 aos 65 anos.

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