SEU BOLSO!
Farmácia Popular será relançado esta semana pelo presidente Lula
Programa oferta medicamentos de graça ou com preço simbólico para pessoas carentes
O novo Farmácia Popular deve sair do papel nesta quarta-feira, dia 7, quando o presidente Lula relançará o programa oficialmente durante visita a Pernambuco. Segundo a equipe ligada ao presidente, a expectativa é que Lula visite pelo menos uma unidade do Farmácia Popular no estado.
Criado em 2004, no primeiro governo Lula, o programa Farmácia Popular disponibiliza medicamentos com abatimento de 85%, mas a maioria é distribuída de graça, a exemplo de medicações usadas no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e asma. O orçamento para a Farmácia Popular para o ano de 2023 se encontra com defasagem de quase R$ 1,8 bilhão, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Saúde e Assistência Farmacêutica (Ibsfarma), também conhecido como Cuida Brasil.
O novo Farmácia Popular vem tendo um acompanhamento intenso do varejo farmacêutico. As grandes redes do varejo articulam mudanças para trazer mais segurança ao programa. O objetivo é dar perenidade à iniciativa, tornando-a uma política de estado, assim como o Bolsa-Família. A Abrafarma apresentou sua agenda legislativa e um dos principais eixos das propostas da entidade envolve o programa.
Política de estado
Na opinião da entidade, tornar o programa uma política de estado seria uma forma de solucionar a carência orçamentária que a iniciativa sofre.
Os fundos destinados ao programa registram sequências de redução de recursos, que quase inviabilizaram sua manutenção. A população carente sofreu com o desequilíbrio do programa, já que perdeu acesso a medicamentos de graça.
O presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, chegou a cortar 59% do orçamento do Farmácia Popular para liberar mais dinheiro para deputados e senadores via Orçamento secreto, segundo denunciou o jornal o Estado de S Paulo no ano passado.
O programa Farmácia Popular foi criado com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento de doenças através de medicamentos gratuitos ou com descontos e fralda geriátrica. A lista de medicamentos pode ser acessada pelo link abaixo:
https://www.gov.br/saude/pt-br...