Agencia Brasil
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Em uma iniciativa pioneira, a cidade de Congonhas, localizada a 78 km de Belo Horizonte, na região Central de Minas Gerais, está adotando uma solução sustentável no combate ao mosquito da dengue - o Aedes do Bem™. Desenvolvida pela multinacional inglesa Oxitec e aprovada em biossegurança para uso comercial pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, a tecnologia promete ser altamente eficaz no controle do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A tecnologia utiliza mosquitos Aedes aegypti machos autolimitantes, que não picam nem transmitem doenças, para combater a própria espécie. Os machos são liberados em um ambiente urbano específico após se desenvolverem em caixas reutilizáveis que contêm refis com os ovos do Aedes do Bem™. Ao chegarem à fase adulta, os mosquitos machos acasalam com as fêmeas do Aedes aegypti (que picam e transmitem as doenças), resultando em descendentes machos autolimitantes, já que, nesse caso, as fêmeas não chegam à fase adulta. Dessa maneira, a solução reduz o número de fêmeas que picam e transmitem doenças, controlando a população do mosquito de forma direcionada.
A partir do próximo mês de agosto, serão instaladas 4.560 unidades da Caixa do Bem em 1.520 pontos estratégicos na zona urbana de Congonhas, abrangendo toda a população de aproximadamente 55 mil habitantes. Essa será a primeira vez que uma cidade brasileira tratará 100% de sua população com a tecnologia.
A empresa responsável pela comercialização da solução, CallClean Controle de Pragas, distribuirá oficialmente o Aedes do Bem™ em Minas Gerais. A equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas, capacitada pela Oxitec, será encarregada da instalação e da troca dos refis a cada 28 dias.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro semestre de 2023, foram notificados 3.964 casos prováveis de dengue em Congonhas, sendo 1.042 confirmados. Além disso, foram registrados 174 casos confirmados de Chikungunya, dentre 463 notificados.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.