CILO DE TRANSPARÊNCIA
TSE inicia etapas de auditoria para as eleições de 2024
Atualmente, 14 categorias de entidades fiscalizadoras compõem o grupo que acompanha formalmente as etapas de auditoria
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o Ciclo de Transparência Democrática - Eleições 2024, que inclui a disponibilização do código-fonte das urnas eletrônicas e sistemas eleitorais para verificação. Até 2020, esse processo acontecia seis meses antes do pleito seguinte, mas passou a ser iniciado com um ano de antecedência em 2022.
Atualmente, 14 categorias de entidades fiscalizadoras compõem o grupo que acompanha formalmente as etapas de auditoria, desde o desenvolvimento até a assinatura digital e lacração dos sistemas, mas em geral as atividades são abertas à participação da população.
Em outubro, iniciam-se as atividades de inspeção do código-fonte das urnas, prévias ao Teste Público de Segurança da Urna (TPS), que começa em novembro e permite aprofundar as análises do sistema eletrônico de votação. Mais de 80 pessoas especialistas e interessadas se inscreveram.
Em 2024, estão previstas outras oportunidades de auditoria, com destaque para a preparação e verificação das urnas eletrônicas que serão utilizadas, além de procedimentos de fiscalização no dia das eleições.