POSSIBILIDADE REAL
Plano da Petrobrás inclui recursos para eventual compra da Braskem
No momento a Petrobrás não é "compradora nem vendedora" da empresa, diz CFO
O plano estratégico 2024-2028 da Petrobrás inclui recursos para uma eventual aquisição de fatia na Braskem, embora ainda não haja qualquer decisão sobre o tema. A informação é do responsável por supervisionar e gerenciar as atividades financeiras da empresa(CFO) da estatal, Sergio Caetano Leite.
Leite afirmou que no momento a Petrobrás não é "compradora nem vendedora" da Braskem, lembrando que a estatal teria tanto o direito de preferência para comprar a fatia da Novonor colocada à venda, quanto direito de "tag along" para vender sua participação no negócio.
Ele disse que ainda é "é muito difícil" a Petrobrás ser vendedora de um ativo petroquímico, setor relevante e estratégico, mas ponderou que a Braskem não é a única opção para a estatal crescer no segmento.
A proposta pela Braskem ainda depende de outras condições, entre as quais, a apuração de eventuais passivos adicionais derivados do evento de Alagoas. A atividade de mineração da Braskem causou o afundamento do solo e destruiu 5 bairros da cidade de Maceió, que foram evacuados e estão isolados. O evento é considerado a maior tragédia socioambiental urbana do país.