MACEIÓ

Braskem confirma fechamento de fábrica no próximo ano, diz site

Operações de extração de sal-gema no Pontal da Barra serão encerradas após 50 anos
Por Redação 09/08/2025 - 08:29
A- A+
Assessoria
Braskem
Braskem

A Braskem comunicou à direção da Gás de Alagoas S.A. (Algás) que vai encerrar, em janeiro de 2026, as atividades da Unidade de Cloro Sódio (UCS) no Pontal da Barra, em Maceió. Em resposta, a Algás marcou para 15 de agosto uma reunião para tratar dos riscos e impactos do fechamento para a empresa de economia mista, controlada em 51% pelo Governo do Estado. As informações são do site Repórter Nordeste, porém o EXTRA também já havia adiantado a informação.

Em comunicado interno, o presidente da Algás, José Ediberto de Omena, solicitou a elaboração de um trabalho técnico sobre o tema, com apresentação prevista para 15 de agosto.

A unidade opera desde 1976 na extração de sal-gema em Maceió. A Braskem e a Algás firmaram acordo de indenização após o afundamento do solo que levou à desocupação de bairros da capital. A Algás vai receber R$ 20 milhões por estruturas desativadas em 29 de dezembro de 2023: um gasoduto de aço de 7.451 metros e uma rede de polietileno de alta densidade de 6.428 metros, que cruzavam as áreas afetadas. Em 10 de julho de 2024, a empresa inaugurou 18 quilômetros de gasoduto para substituir a rede.

No dia 8 de agosto, o defensor público Ricardo Melro apresentou um relatório internacional sobre os impactos ambientais e urbanos da exploração de sal-gema pela Braskem em Maceió nas últimas décadas.


Encontrou algum erro? Entre em contato