Divulgação
População não tem costume de fazer reservas
A maioria dos brasileiros não possui economias reservadas para emergências ou para enfrentar a perda de renda no trabalho, de acordo com uma pesquisa nacional do Datafolha realizada em 135 municípios no dia 5 de dezembro. Dos 2.004 entrevistados, quase metade da população com 16 anos ou mais não contribui para a Previdência, indicando um futuro financeiro desafiador na velhice.
Os resultados revelam que 67% dos brasileiros não têm qualquer reserva financeira para lidar com imprevistos significativos. Aqueles que possuem algum dinheiro guardado para manter o mesmo padrão de vida por menos de três meses representam apenas 10%. Apenas 6% acreditam ter reservas para sustentar-se entre seis meses e um ano, enquanto outros 6% afirmam que sua poupança seria suficiente para manter o padrão de vida por mais de um ano sem reduções.
Além disso, a pesquisa destaca que apenas 52% dos brasileiros contribuem para o sistema oficial do INSS, que, por meio de contribuições mensais ao longo da vida ativa, oferece aposentadorias mensais entre R$ 1.320,00 e R$ 7.507,49. Apenas 13% declararam ter algum plano de previdência privada para complementar os benefícios da Previdência na aposentadoria.
Outro dado preocupante é a redução, nos últimos cinco anos, de 12% para 8% no número de brasileiros que se preparam de alguma forma para a aposentadoria. Uma nota positiva é que mais de um terço dos brasileiros (36%) afirmam investir dinheiro em caderneta de poupança ou em algum outro tipo de investimento.
Publicidade
Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Celular
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.