ECONOMIA

Empresas têm até 20 de dezembro para pagar parcela do 13º salário

Os descontos nesta etapa tornam o valor final do segundo pagamento inferior ao da primeira parcela
Por Redação 14/12/2023 - 15:58
A- A+
Divulgação
Governo antecipou o pagamento do 13º salário do INSS
Governo antecipou o pagamento do 13º salário do INSS

No próximo dia 20 de dezembro, encerra-se o prazo para as empresas efetuarem o depósito da segunda e última parcela do 13º salário aos seus colaboradores. Diferentemente da primeira parcela, que foi paga até o final de novembro e corresponde a 50% do salário bruto, a última parcela vem acompanhada de descontos, incluindo Imposto de Renda (IR) e desconto previdenciário.

Os descontos nesta etapa tornam o valor final do segundo pagamento inferior ao da primeira parcela, impactando diretamente no montante recebido pelos trabalhadores.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que o pagamento do décimo terceiro salário neste ano resultará em uma significativa injeção de R$ 291 bilhões na economia brasileira. Todos os trabalhadores com carteira assinada que tenham laborado por, no mínimo, 15 dias durante o ano têm direito ao 13º salário.

Caso a empresa não cumpra o prazo estabelecido para o pagamento da segunda parcela até 20 de dezembro, o trabalhador deve agir para assegurar seus direitos. Inicialmente, é recomendável tentar resolver a questão diretamente com o setor de Recursos Humanos ou administrativo da empresa. Se não houver uma solução, o trabalhador pode recorrer às autoridades competentes, como o Ministério do Trabalho e Emprego ou a Justiça do Trabalho.


Encontrou algum erro? Entre em contato