CORTE NA REGIÃO ÍNTIMA

'Saco de Douglas': entenda a lesão que causou morte de jovem que encontrou jogador

Cavidade que sofreu ruptura fica na parte baixa do abdômen, próxima à região genital
Por Redação 01/02/2024 - 20:44
Atualização: 01/02/2024 - 20:43
A- A+
Reprodução
Livia Gabriele da Silva Matos tinha 19 anos
Livia Gabriele da Silva Matos tinha 19 anos

O atestado de óbito a jovem Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, que morreu após um encontro com o jogador Dimas Cândido de Oliveira Filho, do sub-20 do Corinthians, informa que a causa da morte foi uma "ruptura de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda".

A bolsa de Douglas desempenha um papel relevante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e abdominais, como endometriose e acúmulo de líquido na cavidade abdominal por conta de doenças hepáticas. 

Tanto homens quanto mulheres possuem essa cavidade. Nas mulheres, o espaço está localizado entre o útero e o reto. Nos homens, a estrutura fica entre o reto e a bexiga. De acordo com o Dicionário Médico da Universidade de Navarra, esta região da anatomia foi descrita pelo anatomista escocês James Douglas, e foi batizada com seu nome.

A região é composta por tecidos elásticos e flexíveis e normalmente se distende durante da relação sexual, mas a ruptura não é comum, mas, quando ocorre, pode haver sangramento vaginal e no interior da cavidade abdominal. 
O rompimento geralmente está associado a condições médicas, como, por exemplo, uma cirurgia prévia no local ou eventos traumáticos na área".

Em casos mais graves, quando o sangramento é volumoso, pode levar a uma condição chamada de choque hemorrágico, na qual há queda abrupta da pressão arterial. Nessas situações, o tratamento é cirúrgico e deve ser realizado imediatamente.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato