JUSTIÇA
Twitter (X) vai voltar hoje? Decisão cabe a Alexandre de Moraes
Moraes ordenou na quinta-feira, 19, a indicação de um nome em até 24 horasRumores sobre a possível reativação do X (antigo Twitter) agitaram as redes sociais, mas nesta sexta-feira, 20, a assessoria de imprensa da advogada brasileira Vanessa Souza, que reside atualmente na Inglaterra, confirmou sua desistência do cargo de representante legal da plataforma no Brasil. Essa desistência deixa em aberto a data para a volta da rede social de Elon Musk.
Antes do anúncio oficial, surgiram informações de que a negociação entre Vanessa e a empresa foi encerrada, segundo documentos e fontes a par do assunto. A procuração analisada pela agência Reuters mostrava que a advogada tinha autorização para representar o X em diversas instâncias, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro Alexandre de Moraes havia determinado o bloqueio da plataforma no Brasil.Com a falta de um representante legal, Moraes ordenou na quinta-feira, 19, que o X apresentasse um novo nome em até 24 horas — prazo que, até a tarde de sexta-feira, não havia sido atendido.
A assessoria de Vanessa Souza mencionou ainda que sua decisão foi motivada por "razões estritamente pessoais". No entanto, fontes indicam que essa escolha pode ter sido influenciada por denúncias de que a plataforma descumpriu uma decisão do STF ao alterar seus provedores de rede, burlando o bloqueio estabelecido por Moraes no final de agosto.
Agora, a plataforma se encontra em uma corrida contra o tempo para nomear um novo representante legal no Brasil. Inicialmente, os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal foram designados para atuar no STF em defesa da empresa.