Sociedade

Novo sistema de envio de alertas de desastres começa em novembro

Maceió pode implantar alerta com prioridade em função do desastre da mineração da Braskem
Por Redação com Agência Gov 26/10/2024 - 08:42

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao EXTRA
Bairro do Pinheiro foi um dos mais afetados pelo efeito da mineração da Braskem
Bairro do Pinheiro foi um dos mais afetados pelo efeito da mineração da Braskem

O novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, chamada do Defesa Civil Alerta, vai começar a funcionar em novembro. A nova tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas, com aviso sonoro e vibratório, que se sobressaem a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário, inclusive nos celulares em modo silencioso. Maceió deve dispor da tecnologia com prioridade em função do desastre ambiental, fruto da mineração criminosa da Braskem, que destruiu o solo de cinco bairros da cidade.

Todas as pessoas, inclusive visitantes estrangeiros, que estiverem em áreas de risco de desastres naturais no país, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou causados pelo homem, vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio, segundo garante o governo federal.

"Existe um cronograma para no dia 4 de novembro a gente reunir todos os estados do Brasil, representados por suas autoridades nesta política pública de resposta ao desastre, para nivelar o início de operações, agora por definitivo", informa o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. "O Brasil deverá ser o quinto país do mundo a utilizar um sistema tão moderno de alerta à sociedade", disse o ministro

Como funciona

O Defesa Civil Alerta complementará outras ferramentas de alertas de emergência que já são utilizados no país, por SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. A nova iniciativa usará o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais.

A população não precisará realizar nenhum tipo de cadastro. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis competentes nos municípios e nos estados em tempo real para todos os celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G. 

A mensagem de alerta aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular. A depender da gravidade do alerta, também será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene. Para o recebimento dos alertas, o celular deve estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.

A tecnologia é inédita no Brasil e foi desenvolvida em conjunto pelos ministérios das Comunicações (MCom) e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de quatro grandes operadoras de telefonia. 

O Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios brasileiros dos estados do Sul e Sudeste por um período de 30 dias entre agosto e setembro deste ano e utiliza informações de diversos órgãos.


Encontrou algum erro? Entre em contato