CURIOSIDADE

Saiba quem é a brasileira que leu oração no funeral do papa Francisco

Bianca Fraccalvieri é jornalista e coordenadora das redes sociais do Vaticano
Por Redação 26/04/2025 - 17:10
A- A+
Reprodução/TV Globo
Bianca Fraccalvieri, brasileira que leu a Oração Universal durante o funeral de Francisco
Bianca Fraccalvieri, brasileira que leu a Oração Universal durante o funeral de Francisco

Bianca Fraccalvieri, jornalista e coordenadora das redes sociais do Vaticano, foi responsável pela leitura em português da Oração Universal (também conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces) durante a missa de funeral do papa Francisco, realizada neste sábado, 26.

A cerimônia teve início às 5h, no horário de Brasília, 10h, horário local, e foi presidida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. Esse rito foi o último antes do sepultamento do pontífice.

Durante a missa, após a leitura do evangelho, foram realizadas as orações universais em seis idiomas, sendo que Bianca fez a terceira leitura em português. Além disso, ela esteve à frente de uma equipe de brasileiros, focados nos detalhes do funeral do papa.

Bianca conviveu com o papa Francisco por muitos anos e, em diversas ocasiões, foi convidada por ele para fazer leituras religiosas durante os encontros semanais do pontífice com funcionários do Vaticano. Em uma entrevista ao jornalista César Tralli, do Jornal Nacional, ela comentou que Francisco sempre dava sua autorização pessoal para as postagens nas redes sociais do Vaticano, acompanhando de perto o que era publicado.

Em seu depoimento ao Vatican News, Bianca expressou seu amor e respeito por Francisco: "Papa Francisco, eu posso dizer só que eu amei imensamente, intensamente do primeiro até o último dia do seu pontificado."

O funeral de Francisco

O papa Francisco faleceu na segunda-feira, 21, aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e de insuficiência cardíaca.

A missa de funeral incluiu leituras de textos dos Atos dos Apóstolos, da Carta de São Paulo aos Filipenses e o Salmo 23 ("O Senhor é meu Pastor e nada me faltará"), que foi cantado por um membro do coral da Capela Sistina. O Evangelho segundo João trouxe a passagem em que Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele o ama e pede que apascentasse suas ovelhas.

Na homilia, o cardeal Giovanni Battista Re falou sobre a vida e os feitos do papa Francisco, e orações foram feitas pela alma e descanso do pontífice. O rito final, Ultima Commendatio et Valedictio, precedeu o sepultamento.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato