Teste do Pezinho

Cuidado essencial para todos os recém-nascidos, especialmente os prematuros

Exame simples e obrigatório garante diagnóstico precoce e mais qualidade de vida
Por Assessoria 30/06/2025 - 11:27
A- A+
Divulgação / Freepik
Exame simples e obrigatório, ampliado no SUS, garante diagnóstico precoce e mais qualidade de vida para todos os bebês
Exame simples e obrigatório, ampliado no SUS, garante diagnóstico precoce e mais qualidade de vida para todos os bebês

O mês de junho destaca a importância do Teste do Pezinho, exame fundamental para a saúde e o desenvolvimento dos recém‑nascidos. O dia 6 de junho marca o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data instituída pela Lei nº 11.605/2007 para conscientizar a sociedade sobre a importância da realização desse exame para todas as famílias.

Realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, o Teste do Pezinho é uma das principais estratégias de saúde pública para diagnosticar precocemente uma série de doenças metabólicas e genéticas. Nos bebês prematuros — nascidos antes de 37 semanas de gestação e frequentemente mais vulneráveis a dificuldades no desenvolvimento e adaptações metabólicas — o exame torna‑se ainda mais essencial para garantir uma intervenção precoce e eficaz.

“O Teste do Pezinho salva vidas e representa uma chance real de transformar o futuro de milhares de famílias. A detecção precoce de doenças metabólicas e genéticas possibilita uma infância e uma vida adulta mais saudáveis. Por isso, defendemos que todas as famílias conheçam e exijam esse direito para seus bebês”, explica a fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é a única organização sem fins lucrativos dedicada à causa da prematuridade no país, reforça a importância do Teste do Pezinho para garantir um cuidado adequado e personalizado para todos os recém‑nascidos prematuros.

Avanços para a saúde pública no Brasil - Em 2021, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que ampliou, para toda a rede pública, as doenças rastreadas no Teste do Pezinho. Parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, o exame passou a oferecer uma cobertura mais abrangente para diagnosticar precocemente uma diversidade maior de doenças. Dessa maneira, tornou‑se uma ferramenta ainda mais eficaz para garantir saúde e qualidade de vida para todas as famílias.

Atualmente, o Teste do Pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, com o objetivo central de permitir a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, possibilitando o tratamento antes do aparecimento de sintomas e sequelas irreversíveis.

Por que o Teste do Pezinho é tão importante para bebês prematuros?

. Identificação precoce de doenças metabólicas e genéticas: Possibilita iniciar o tratamento antes do aparecimento dos sintomas.
. Redução de complicações e internações prolongadas: Previne danos irreversíveis e sequelas neurológicas.
. Qualidade de vida para o bebê e para a família: Oferece mais tranquilidade e melhores perspectivas para o desenvolvimento da criança.


Encontrou algum erro? Entre em contato