DECLARAÇÃO
Lula diz que Trump foi induzido a acreditar em perseguição a Bolsonaro
Lula também disse que o ex-presidente articulou um golpe de Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 26, que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi “induzido a acreditar numa mentira” ao sair em defesa de Jair Bolsonaro (PL). Segundo Lula, se Trump tivesse entrado em contato, ele mesmo explicaria que Bolsonaro “não está sendo perseguido, está sendo julgado com direito à defesa”.
As declarações foram feitas durante o lançamento do programa Periferia Viva, em Osasco (SP), onde o petista falou sobre os desdobramentos das investigações envolvendo o ex-presidente brasileiro. Segundo Lula, Bolsonaro tentou impedir sua posse e a do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) após perder as eleições de 2022.
Lula também disse que o ex-presidente articulou um golpe de Estado e fez uma acusação direta: afirmou que Bolsonaro montou uma equipe para assassinar ele, Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. “Isso já está provado, por delação deles mesmo”, declarou o presidente, diante de apoiadores e moradores da periferia paulista.
O governo ainda não detalhou se a fala se baseia em informações sigilosas da Polícia Federal ou em documentos já tornados públicos. O Palácio do Planalto também não informou se Trump será procurado formalmente para esclarecer a posição brasileira.