Luto nas artes

Preta Gil: cerimônia de cremação começa às 17 horas no Rio de Janeiro

Artista de 50 anos comoveu os brasileiros pela coragem na luta contra o câncer
Por Redação com agências 25/07/2025 - 14:57
A- A+
reprodução/instagram
Gilberto Gil se despede da filha com um beijo na testa
Gilberto Gil se despede da filha com um beijo na testa

O corpo de Preta Gil , que foi velado no Theatro Municipal, no Rio, nesta sexta-feira (25), foi levado em cortejo por um carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária da cidade, onde será cremado ainda hoje. O trajeto passou por ruas Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, criado esta semana pela Prefeitura do Rio em homenagem à cantora, que morreu aos 50 anos, de complicações de um câncer, em Nova York (EUA), no domingo (20).

O corpo de Preta foi trasladado de Nova York para o Rio e chegou à cidade na madrugada de quinta-feira (24). O único filho da cantora, Francisco Gil, de 30 anos, Sol de Maria, de 9, neta de Preta, assim como Flora Gil, sua madrasta, e Roberta Saretta, sua médica, também estavam no voo. O corpo foi levado do aeroporto Antônio Carlos Jobim, o Galeão, para Cemitério e Crematório da Penitência, onde foi preparado para o velório.

O adeus a Preta Gil tem dois momentos. O primeiro foi o velório que aconteceu entre as 9h às 13h, com a presença da família, amigos e fãs da cantora. Ne telão foram exibidas imagens de Preta. O seguite corre no crematório. Ali, em cerimônia fechada os mais íntimos farão uma última despedida. Às 17 horas será o início da cerimônia de cremação, que foi um pedido da própria Preta, antes de morrer, segundo a assessoria de comunicação de Gilberto Gil. A cerimônia ocorrerá no Crematório da Penitência, no Caju.

A data do velório da artista marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o que é bem representativo ao honrar uma grande referência feminina da negritude brasileira. Preta deixa um legado de luta contra o racismo e de empoderamento pautado no amor-próprio.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato